fazendo discípulos

ministério

Evangelismo

Por que, Onde e Como Fazer Discípulos

Mateus 28:16-20

Este texto responde três importantes perguntas, acerca da nossa missão de  ‘fazer discípulos’ para Cristo.

 

Por que fazer discípulos?

No verso 19, Jesus diz: ide,portanto, fazei discípulos...

O verbo fazer está no  imperativo. Isto significa, não uma sugestão, nem um conselho,  mas uma ordem!  Cabe a nós, simplesmente obedecermos o comando de Jesus, Aquele que disse: toda autoridade me foi dada, nos céus e na terra.

Em outra ocasião Jesus disse: Aquele que tem os meus mandamentos e os obedece, esse é o que me ama, Jo,14:21. Se voce ama a Jesus, irá expressar seu amor por Ele, obedecendo sua ordem; indo ao mundo perdido, e fazendo novos seguidores do Senhor.

A motivação para irmos fazer discípulos dever ser o nosso amor por Jesus! Se de fato o amamos, então o obedeceremos. Iremos em busca dos perdidos!

 

Onde fazer discípulos?

Ainda no verso 19, Jesus diz: fazei discípulos de todas as nações...

Nossa tarefa de fazer discípulos não se limita à nossa cidade e País. Jesus ordenou que fizéssemos  discípulos de todas as nações. Por outro lado, nenhuma pessoa levará o evangelho a outros povos com sucesso, se nunca antes, evangelizou um vizinho, um colega na escola, alguém com quem se relaciona no seu cotidiano. Alguém já afirmou: onde há um coração sem Cristo, aí está um campo missionário.

Você sabe o nome dos seus vizinhos que moram à sua direita e esquerda, pelo menos? Tem orado pela salvação deles?

Como fazer discípulos?

No mesmo verso 19, Jesus diz: Ide...

Primeiramente, indo onde os perdidos estão. É assim que Jesus fazia discípulos. Ele não esperava que o pecador viesse a Ele.Ele foi à casa de Zaqueu.Foi à coletoria para encontrar Mateus,etc.

E onde estão as pessoas sem Cristo,hoje?

Estão nas suas casas, nas ruas, nos bares, nas escolas, presídios,bancos, supermercados,  etc. Por onde  vamos, em nosso 'dia a dia', temos a missão de comunicar a Palavra de Deus aos descrentes. Não devemos continuar esperando que os pecadores venham para nossas reuniões em nossos templos e casas. Está comprovado que a cada dez pessoas que convidamos para os nossos cultos, somente uma comparece.

Jesus disse: fazei discípulos... batizando-os...,v.19

Uma pessoa  só deve ser batizada, depois de ter crido em Cristo; e para crer é preciso ter sido evangelizada. Temos que ir e apresentar o evangelho aos perdidos. Aqueles que crerem e receberem a Jesus, estes devem ser batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Jesus ainda disse: ensinando-os a obedecer todas as coisas que vos tenho ordenado, v.20.

Além de ir, evangelizar,batizar, ainda devemos ensinar os novos na fé, a obedecerem tudo o que Jesus tem mandado. Isto é o que chamamos de discipulado. (Leia mais sobre isto, na janela 'discipulado' , deste mesmo site)

Concluindo,   quando  começaremos  a fazer discípulos? Quando alcançaremos nossos amigos, parentes,vizinhos,  colegas de trabalho e de Faculdade? Quando iremos às nações?

O famoso evangelista americando, D.L.Moody, mesmo depois de morto, suas palavras ainda nos incomodam. Ele disse certa vez:

" O que temos de fazer, temos de fazer rapidamente; porque esta geração está passando, e nós tambem!"

Jesus  não nos comissionou para fazermos religiosos, ou frequentadores de igreja. Ele nos enviou para fazermos discípulos de todas as nações!

Quando vamos obedecer?