fazendo discípulos

ministério

Discipulado

POR QUE A IGREJA DEVE VOLTAR À PRATICA DO DISCIPULADO?

por Zinaldo Martins


Mt, 28:19,20 ' ...fazei discípulos...batizando-os, ENSINANDO-OS A OBEDECER  a tudo o que eu lhes ordenei...' (NVI)

1. Porque é um mandamento de Jesus. Ele nos ordenou a fazer discípulos.E, neste processo de fazer discípulos é necessário ensinar os crentes, e principalmente os novos convertidos. O batismo não é o ponto final com o novo na fé. Após a pessoa ser batizada, temos que continuar ensinando-lhe  o B-A-BÁ da vida cristã.  Não basta  passar conhecimento, é preciso levar este novo discípulo a praticar os princípios e mandamentos de Jesus, contidos na Bíblia.

2. Porque os profetas e os apóstolos, e principalmente Jesus, todos praticaram o discipulado. Moisés discipulou Josué que se tornou um notável líder do povo de Israel; Eliseu foi discipulado por Elias, e teve um ministério muito produtivo. Paulo foi discipulado por Barnabé, tornando-se um vaso grandemente usado por Deus. Paulo discipulou o jovem Timóteo. Jesus por sua vez, investiu em um grupo de homens: Pedro,Tiago, André,  e outros, os quais,depois,  tocaram a vida de milhares de pessoas.

3. Porque o discipulado leva o  novo convertido a um aprofundamento da sua vida espiritual.Tira-o da superficialidade. Em Lucas 8:13 Jesus explicando a parábola do semeador, disse:' A que caiu sobre a pedra sãos  os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; estes não têm raiz, creêm apenas por algum tempo e, na hora da provação, se desviam'. O número de pessoas desviadas,hoje, é assustador. Uma das causas,  certamente é a falta de cuidado espiritual que não tiveram ao nascerem de novo. Acontece como ouvimos e vemos pela televisão, sobre  bebês que logo ao nascerem são abandonados pelas 'mães'. O conhecido líder Metodista, João Wesley, afirmou: "evangelizar pessoas sem integrá-las à uma comunidade onde possam crescer na fé é como gerar crianças e entregá-las a assassinos".

Todo crente com um certo nível de maturidade cristã deveria adotar um novo convertido, e nele investir tempo para o ensino bíblico.Desenvolver com o novo na fé um relacionamento mais estreito para ajudá-lo nas suas dificuldades.Orar por ele e com ele regularmente. Isto é discipulado; e levará o neófito a crescer espiritualmente  e aprofundar o seu relacionamento com Deus.

 

Conclusão:  Waylon B. Moore, pastor americano,  em seu livro Integração Segundo o Novo testamento (Livro editado pela editora Juerp - que recomendo sua leitura) afirma que 99% dos crentes nunca acompanham o desenvolvimento das pessoas que elas conseguem levar a uma decisão por Cristo.

Por que a maioria de nós, tem  falhado no cuidado com os novos convertidos?

 

O CURSO FAZENDO DISCÍPULOS PREPARA A SUA IGREJA PARA DISCIPULAR OS NOVOS CONVERTIDOS. CONTATE-NOS PARA RECEBER ESTE TREINAMENTO EM GRUPO, OU INDIVIDUAL, PELA INTERNET.